Francisco Hélio de Sousa
Sobre o Autor
Nascido em Piripiri, interior do Piauí, mudei-me para Brasília (DF) no início da década de 1990, em busca de oportunidades. Na capital federal, trabalhei, estudei, casei-me e constitui família. Graduado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (2002), pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Projeção (2007) e especialista em Contabilidade Pública pela UnB (2009). Servidor público federal, atuante nas áreas de planejamento e orçamento. Dedicado à literatura infanto-juvenil, tenho como publicações, dentre outras, “A dona barata (diz que) foi à guerra”; “O fantasma da filha do coronel”; “Joãozinho e as palavras difíceis” e a trilogia com as aventuras do “Capitão Malvado”. Também tenho publicações pelo método de auto publicação da Amazon, no formato Kindle eBook e pelo Clube de Autores, nas versões impressas e eletrônicas.



Meus primeiros textos
Meus primeiros textos publicados foram artigos científicos (monografias), escritos durante os cursos de pós-graduação. Um deles, intitulado `O caráter impositivo da lei orçamentária anual e seus efeitos no sistema de planejamento orçamentário`, alcançou o segundo lugar no XIII Prêmio Tesouro Nacional – STN/2008, com premiação em dinheiro e publicação em E-book distribuído pelo Tesouro Nacional e divulgado em sites do governo federal. Foi a partir das inserções dos textos científicos que percebi que poderia produzir e publicar meus próprios textos.
Literatura infantil
Na seara da literatura infantil, meu primeiro livro “A dona barata (diz que) foi à guerra” foi publicado depois de alcançar menção honrosa no I Concurso de Literatura Infantil e Juvenil de 2010 da Companhia Editora de Pernambuco (Recife/PE). Por conta dessa premiação, resolvi investir em contos infantojuvenis e passei a inscrever meus textos em diversos prêmios e concursos literários do gênero.


Uma pequena novela
Em 2011, um de meus textos voltados para o público juvenil, uma pequena novela intitulada “O fantasma da filha do coronel” alcançou o 1º lugar no concurso nacional de literatura infanto-juvenil promovido pela escritora Eliane Ganem, sendo publicado, inicialmente, pela Editora Arte Final (Niterói/RJ). Em 2017 foi novamente publicado pela Editora Adonis (Americana/SP), com revisão ortográfica, pequenos ajustes no texto e novo formato de editoração e ilustração.
O inico da trilogia do capitão malvado
O livro Joãozinho e a origem do Capitão Malvado ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil de 2013 em Ponta Grossa/PR, na categoria de textos de lendas lúdicas direcionada para crianças um pouco maiores, cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentado de forma a estimular a leitura pela criança.


Palavras difíceis
O texto Joãozinho e as palavras difíceis ficou entre os finalistas do 4º Concurso Agostinho de Cultura – 2013, promovido pela OSCIP Agostinho de Cultura em parceira com a Editora Adonis (Americana/SP), na categoria ‘Leitor em Processo’, direcionada aos leitores entre 08 e 10 anos, sendo avaliado e indicado para publicação por um júri de profissionais do corpo docente universitário da Unisal – unidade Americana/ SP.
A continuidade da história
Dando sequencia ao livro premiado (Joãozinho e a origem do Capitão Malvado), publiquei dois novos livros que dão continuidade às aventuras de Joãozinho. O segundo foi intitulado `Os superpoderes do Capitão Malvado` e o terceiro, denominado de ´Capitão Malvado e o Alienígena` . Ambos, no mesmo estilo, direcionado para crianças maiores (leitores em processo, de 08 a 10 anos), cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentados de forma a estimular a leitura pela criança.


Livros que ensinam princípios
Em 2021, julho, publiquei peal Editora Adonis o livro `A pequena grande mentira` que foi um dos finalista do 1º Prêmio Cuore de Literatura Infantil e Infantojuvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP), cujo enredo, além de estimular a leitura, tem como moral ensinar às crianças que mentir não vale a pena.
Outros textos
Outros textos meus também alcançaram êxito em prêmios e concursos literários Brasil a fora, tais como: “A pequena grande mentira” que ficou entre os finalistas no Concurso nacional de literatura infanto-juvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP). `O bicho mau` que foi selecionado na categoria Prosa (conto infantil), tendo sido avaliado pelo conselho editorial e colaboradores externos ligados à área de Letras e Comunicações, para fins de publicação em uma antologia e `João Pedro e a esfera inteligente` que foi agraciado com menção honrosa no concurso internacional de literatura da UBE-RJ-2019 para livros inéditos, na categoria literatura juvenil (adulto). Também tenho publicações pelo método de auto publicação da Amazon, no formato Kindle eBook e pelo Clube de Autores, nas versões impressas e eletrônicas. Recentemente decidi aproveitar minha experiência de décadas escrevendo, com mais de uma dezena de livros publicados, para criar um passo a passo orientando aos autores iniciantes como escrever o seu primeiro livro (Guia Prático Meu Primeiro Livro).
Atualmente, continuo participando ativamente das acirradas disputas literárias país afora buscando meu espaço no universo literário.
