Como escrever um Romance, conto ou Novela

Um guia fácil, didático e com exemplos práticos do método utilizado pelo próprio autor para escrever mais de uma dezena de livros. Todas as etapas desde o começo, meio e fim. Como organizar, que ferramentas utilizar, mitos e tabus e tudo mais que o escritor iniciante precisa saber para ter o seu livro escrito e publicado.

Seja um autor publicado e dixe a sua marca no mundo!

Capa PV guia prático

O que você vai encontrar no Guia Prático - Meu Primeiro Livro

Escrever um livro é um projeto e como tal deve ter início, meio e fim. Nesse guia prático detalhamos cada fase da construção do seu livro e ensinamos como executar de maneira prática, exemplificando com os livros que já foram escritos pelo autor, como alcançar seu objetivo (escrever um livro). Acreditamos que, mesmo que você nunca tenha escrito nada, é possível se tornar um escritor seguindo o passo a passo descrito neste manual. Você entra com a ideia e nós te ajudamos a testar sua viabilidade literária e auxiliamos com o planejamento, com o detalhamento da execução, contratações, entregas e tudo o mais que você precisa para materializar seu projeto literário.

Caramba! Isso dá um livro.

Por que você não escreve? No início, assim como qualquer livro já escrito, é só uma ideia que alguém acreditou ter potencial e decidiu concentrar seus esforços para colocar essa ideia no papel e transformá-la em uma obra literária, com início, meio e fim. O que queremos dizer é que você também pode fazer isso e que não é tão difícil como parece. A primeira parte desse guia vai te mostrar como isso é possível.

Os Meios

Partindo-se da ideia inicial, para que se alcance o objetivo principal (livro), faz-se necessário administrar o que existe no meio e isto se faz gerenciando os meios (planejamento, execução e controle). Todo o planejamento que você vai precisar, passando pela disponibilidade de recursos, prazos, contratações de terceiros e a organização de entregas, bem como pelos processos e procedimentos necessários ao fechamento de um livro, são exemplificados passo a passo para que você conclua sua obra literária.

Tá escrito! E agora?

Agora é publicar! Classificação literária, patente, código de barras e tudo que você precisa saber para ter o seu primeiro livro chamado de “seu” e pronto para distribuição. O guia apresenta preocupações pós elaboração do texto, tais como a estrutura básica para o texto, o que vem antes ou depois, quantas páginas deve ter um livro, como proteger seu texto e como elaborar um currículo que vai deixar seu texto apresentável às editoras e ao público, sendo também apresentadas dicas de como passar pelo crivo de leitores críticos antes de publicar sua obra.

Deixe o mundo conhecer suas histórias!

Como começar!

Quantas vezes você tentou escrever o seu livro e não sabia por onde começar?

Quantas vezes você começou a escrever e desistiu por qualquer motivo?

Se você acha que para ser escritor tem que ter um “dom literário” ou ser um profissional do ramo; que deve começar desde cedo ou que tem uma idade certa para começar a escrever, saiba que J.K.Rowling já passava dos 30 quando estreou com Harry Potter e a Pedra Filosofal; Stephenie Meyer contava 32 – e, como Rowling, já era mãe – quando apresentou ao mundo os vampiros apaixonados da série Crepúsculo. Suzanne Collins acumulava 46 anos e uma vasta experiência como roteirista de TV quando criou o mundo apocalíptico de Jogos Vorazes. Entre os brasileiros, Guimarães Rosa foi servidor público e formou-se em medicina; Lima Barreto era morador do subúrbio e caminhante compulsivo; e Cora Coralina só publicou seu primeiro livro aos 75 anos de idade.

Além disso, os escritores são “gente como a gente” e partilham de nossas angústias e problemas rotineiros, como por exemplo Manoel de Barros, autor de mais de vinte livros, invenções verbais e de neologismos como “eu me eremito” que era tímido, tinha medo de se expor em público e fugia de compromissos. Ana Maria Machado e Ruth Rocha “viraram” escritoras quando foram recrutadas para escrever para o público infanto-juvenil; e, o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2017, era tido como um “escritor vagaroso”, visto que publicou apenas oito livros em 35 anos de carreira.

Portanto,“se você quiser ser um(a) escritor(a) você também pode” (yes, you can!). A partir de uma ideia, basta adotar rotina e planejamento, com método e disciplina, para que você possar atingir seu objetivo (escrever um livro) de forma replicável e estruturada que lhe permitirá exercitar sua criatividade e desenvolver suas habilidades literárias escrevendo quantos outros livros quiser utilizando o mesmo modelo.

E, se você precisa de um empurrãozinho ou não sabe por onde começar, esse Guia Prático vai te ensinar o passo a passo até a conclusão do seu livro (com dicas pós texto), utilizando o mesmo método que o autor utilizou para escrever dezenas de livros, sendo alguns deles premiados

Deixe um legado duradouro e eternize suas ideias para as gerações futuras!

Quem criou o Guia Prático - Meu Primeiro

O método utilizado para escrever seus próprios livros é o descrito nesse guia prático, onde o autor ensina que, com planejamento, rotina, método e disciplina, você também poderá sair do campo das ideias para a materialização, na tela ou no papel, do que acreditamos ser seu sonho: escrever o primeiro livro.

Com experiência profissional em planejamento, Francisco Hélio é escritor há mais de 10 anos, já escreveu artigos científicos, foi premiado em concurso de monografias da Secretaria do Tesouro Nacional, obteve menções honrosas e prêmios em concursos literários nos quais se inscreveu por todo o país. Atualmente dedicado à literatura infanto-juvenil, alguns de seus livros se destacam com premiação em suas categorias, tendo sido julgados por bancas examinadoras, especialistas e comissões de pessoas de reconhecida competência na área literária, onde suas obras foram avaliadas pela originalidade, o uso artístico e agradável da língua portuguesa, a adequação do conteúdo para o público-alvo e a viabilidade de aplicação paradidática.

Dentre suas obras, merecem destaque os livros infanto-juvenis: A dona barata (diz que) foi à guerra; O fantasma da filha do coronel; Joãozinho e as palavras difíceis; A pequena grande mentira e a trilogia do Capitão Malvado. Também tem publicações em coletâneas, pelo método Self Publishing (autopublicação) da Amazon e pela plataforma do Clube de Autores, dentre outras.

aluno-Capitão-Malvado

Esse método funciona?

O autor do Guia Prático – Meu Primeiro Livro já escreveu mais de uma dezena de livros, alguns deles premiados nas suas categorias e utilizando o mesmo método. Por uma preferência pessoal, o autor se dedica mais aos contos infantojuvenis, porém o método se aplica a qualquer tipo de livro de ficção (Romance, Conto, Novela…), ajudando a elaborar textos que vão do minimalismo dos contos à construção refinada das novelas ou dos romances, todos podem ser escritos utilizando-se o passo a passo descrito nesse guia.

João Pedro e a Esfera Inteligente

Por Francisco Hélio

A Dona Barata (diz que) Foi à Guerra

Por Francisco Hélio

O Fantasma da Filha do coronel

Por Francisco Hélio

A Pequena Grande Mentira

Por Frnacisco Hélio

Joãozinho e a Origem do Capitão Malvado

Por Frnacisco Hélio

Joãozinho e as Palavras Difíceis

Por Frnacisco Hélio

Veja as dúvidas mais comuns

Quanto tempo leva para escrever um livro?

Escrever um livro é um projeto pessoal, e como tal, é você quem vai definir quanto de recursos, esforços e prazos serão direcionados à conclusão do seu projeto literário.

Na nossa literatura temos exemplos de conclusão em dois meses como também de alguns que levaram uma vida inteira

Qual a idade ideal para escrever um livro?

Fernando Sabino foi precoce e escreveu um conto policial (Uma Ameaça de Morte) aos 13 anos. Mary Shelley escreveu Frankenstein aos 21 anos; J.K.Rowling já passava dos 30 quando estreou com Harry Potter e a Pedra Filosofal; Lyman Frank Baum, autor de “O Mágico de Oz” começou a escrever após os 40 anos e Suzanne Collins já acumulava 46 quando criou o mundo apocalíptico de Jogos Vorazes. Cora Coralina demorou um pouco mais e seu primeiro livro só veio a ser publicado quando tinha 75 anos idade. Então, perceba que a idade é o que menos importa quando se quer realmente escrever e publicar um livro.

Como planejar a elaboração de um livro?

No manual que criamos “Guia Prático – Meu Primeiro Livro” descrevemos orientações de como se administrar o projeto de elaboração de um livro a partir da premissa básica de que escrever um livro é um projeto pessoal e, como tal, pode ser estruturado com começo, meio e fim, utilizando-se das noções básicas e metodologias aplicadas a outros tipos de projetos.

Como tornar gerenciável o projeto de escrever um livro?

De início, o processo criativo de um livro pode ser visto pelo(a) autor(a) iniciante como algo grande e demorado. Assim, ao invés de sentar e escrever todo livro de uma vez, é recomendável que ele seja dividido em pedaços menores (FASES) e administrado em ETAPAS.

As fases e etapas estão compreendidas nos Ciclo de vida do projeto e no gerenciamento do projeto e acontecem concomitantemente com o emprego do processos das áreas de conhecimento e práticas gerenciais.

Com base na bibliografia adotada para a elaboração do manual, descrevemos que um projeto, por sua intrínseca natureza de ser um “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, com data de início e fim bem definidas, não pode abrir mão de um bom planejamento.

É com planejamento, rotina, método e disciplina que você pode materializar o que acreditamos ser seu sonho: escrever o primeiro livro.

Quais os principais desafios para a elaboração de um livro?

Com base na bibliografia adotada para a elaboração do manual o projeto literário pode ser planejado estabelecendo-se sequências previsíveis de ações que se desenvolvem dentro de limites de custo e prazo definidos.

Geralmente, um projeto possui características que são específicas, no entanto, para o projeto de elaboração de um livro podemos adotar as seguintes características, baseadas na filosofia administrativa do Management By Objetives (MBO):

  • Objetivos bem definidos e realistas;
  • Foco em gerar um produto original (no caso um livro);
  • Ser gerenciável; e
  • Atender a expectativas alinhadas.

Por objetivos bem definidos e realistas, entende-se que as ideias que irão compor os objetivos devem ser claramente descritas, mapeadas em produtos e estruturadas em tarefas que possam ser facilmente gerenciadas.

O objetivo é o ponto focal do projeto, para o qual convergem todas as ações, e é claro, conciso e direto. O objetivo deve conter:

 a) uma ação: um verbo no infinitivo e que inicia sua declaração: implantar, desenvolver, construir, fabricar etc.; 

b) o objeto sobre o qual a ação se exerce e/ou da qual ele resulta: um novo processo, um produto, uma metodologia etc.; c) requisitos, restrições ou condições complementares de desempenho, de tempo, de localidade, de quantidade, de qualidade etc. 

Esse é o ponto de partida, sem objetivo definido, não existe projeto.

As fases e etapas estão compreendidas nos Ciclo de vida do projeto e no gerenciamento do projeto e acontecem concomitantemente com o emprego do processos das áreas de conhecimento e práticas gerenciais.

Com base na bibliografia adotada para a elaboração do manual, descrevemos que um projeto, por sua intrínseca natureza de ser um “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, com data de início e fim bem definidas, não pode abrir mão de um bom planejamento.

É com planejamento, rotina, método e disciplina que você pode materializar o que acreditamos ser seu sonho: escrever o primeiro livro.

Quanto custa escrever e publicar um livro?

Inicialmente, pode parecer que para ter o seu livro escrito, a única coisa que você vai gastar é, basicamente, o seu tempo perante uma tela, papel e caneta.

No entanto, uma estimativa mais elaborada de custos deve levar em consideração a finalidade para a qual escreverá o livro (para eternizar um momento, homenagear alguém, participar de concursos ou programas de incentivos, vender, ser um best seller etc.) e pode ser dividida em pelo menos dois tipos de custos:

1)Aqueles com a elaboração (com o projeto do livro)

2)custos pós-elaboração (onde se incluem o registro de direitos autorais, a ficha catalográfica, o ISBN etc.). Para maiores informações, sugerimos a leitura do tópico que trata da avaliação de custos do Guia Prático Meu Primeiro Livro.

Nunca escrevi nada! Consigo escrever um livro?

Guia Prático Meu Primeiro Livro foi desenvolvido exatamente para iniciantes na literatura como você. Você vai encontrar um diagrama que se preenchido etapa por etapa, no final, terá escrito o seu primeiro livro. Ou seja, adotando o manual, com planejamento, método e disciplina, escrever um livro é preencher caixinhas com as atividades requeridas e suas ideias.

Por onde começo meu livro?

O(a) autor(a) iniciante vai descobrir que escrever um livro passa pela escolha do público-alvo, definição dos objetivos e de prazos, bem como do emprego de recursos e da execução de tarefas e atividades que devem ser administradas visando facilitar a sua concretização.

A adoção de uma rotina planejada, com método disciplina facilitará o alcance das finalidades e fará com que o sonho saia do campo das ideias para a materialização, na tela ou no papel, de forma mais estruturada e gerenciável.

Neste sentido, estruturar sua ideia inicial na forma de um PROJETO (com início, meio e fim) será de grande ajuda, podendo seus fundamentos e ferramentas serem aplicados de forma simplificada no processo criativo de um livro, seja no nível minimalista dos contos ou da construção refinada dos romances.

Contudo, este grau de planejamento é um pouco complexo e requer o uso de recursos para exercitar sua criatividade e desenvolver suas habilidades literárias, sugerimos recorrer ao nosso livro: “Guia Prático – Meu Primeiro Livro”. Basta seguir o guia de procedimentos e ferramentas simplificados neste livro que criamos para facilitar a gestão do processo de criação de um livro, bem como a implantação e consolidação de uma cultura voltada para fazer isso de forma replicável e estruturada.

O Guia Prático - Meu Primeiro Livro não é vendido no formato capa comum?

Estamos na fase de lançamento e nesse momento, só temos a versão em PDF, mas caso haja uma demanda pela versão impressa, providenciaremos.

Compromisso com a sua satisfação

07 dias GRÁTIS!

Use nossa garantia!

Se por algum motivo não gostar do produto, envie-nos um email e devolvemos o seu dinheiro sem brurocracia

Receba junto com seu Guia prático

* Bônus 1

Cronograma para Construção do seu Livro

Cronograma em PDF de todas as fazes de construção do seu livro para imprimir e acompanhar preenchendo a sua jornada até a finalização  do seu livro

Custo R$ 7,90

*Bônus 2

Livro  “Sofia e a Joaninha”

A versão PDF do livro utilizado como exemplo no modelo do Guia Prático – Meu Primeiro livro

Custo R$ 17.99

Guia Prático - Meu Primeiro Livro

R$ 47,90

*Preço especial de lançamento limitado às 100 primeiras unidades

Detalhes do Produto
ISBN: 978-65-00 46406-1
Título: Guia Prático – Meu Primeiro Livro
Edição 1: 2022 / Brasília-DF
Páginas: 198
Formato: PDF

Você pode conectar pessoas e impactar gerações com o seu livro!

guia pratico meu primeiro livro