Pode-se dizer que são trabalhos muito diferentes escrever um livro científico/teórico com o design de um projeto ou um livro literário, ficcional. No entanto, os procedimentos a serem adotados na elaboração de um, não necessariamente, excluem o do outro.
No primeiro caso, se exige um projeto prévio, um programa de trabalho com objetivos, justificativas, metodologia etc. Já no caso do livro literário, embora não se exija todo o rigor científico, até mesmo para não inibir a iniciativa e criatividade do autor, faz-se necessário algum planejamento inicial, mesmo que este venha a ser totalmente alterado pelo rumo que possam tomar os personagens e situações descritas pelo(a) autor(a).
Assim como plantar uma árvore ou ter um filho, escrever um livro é um projeto que demanda planejamento e paciência para vê-lo crescer e se desenvolver. Ou seja, é um projeto pessoal, mais, ainda sim, é um projeto (com início, meio e fim) e, por isso, podem ser adotadas algumas das regras e procedimentos próprios de um projeto técnico ou científico, como por exemplo, a escolha do público-alvo, os objetivos a serem alcançados os prazos a serem cumpridos etc. Ou seja, partindo-se da ideia inicial, para que se alcance o objetivo principal (livro), faz-se necessário administrar o que existe no meio e isto se faz gerenciando os meios (planejamento, execução e controle).
Assim, é importante planejar cuidadosamente a estrutura da história antes de começar a dar os primeiros passos, podendo-se recorrer ao uso de bilhetes, notas, desenhos, imagens ou a escrita de rascunhos e delineamentos básicos. O importante é ter uma compreensão geral do início, do meio e do fim da história e de como os personagens irão interagir e evoluir com o enredo.
Além disso, se o texto for produzido a pedido de editoras ou visando participar de coletâneas, certames, concursos literários ou programas de incentivo à literatura, é bem possível que haja a necessidade de apresentação de um projeto do livro a ser elaborado antes de aceitarem seu texto. Nesses casos, conhecer dicas e informações sobre a elaboração de projetos pode ser bastante útil.
É importante ressaltar que os autores iniciantes não precisam ter amplos conhecimentos ou know how profissional sobre a elaboração de textos técnicos ou científicos, tampouco sobre administração de empresas ou empreendedorismo, para atuar como gerente de projeto. Não se assuste! sequer utilizaremos este termo para identificar o(a) autor(a) iniciante. Basta seguir o guia de procedimentos e ferramentas simplificados neste livro visando facilitar o dia a dia da gestão do processo de criação um livro, bem como a implantação e consolidação de uma cultura voltada para o atingimento de objetivos de forma replicável e estruturada, habilitando o(a) autor(a) iniciante a ter o conhecimento mínimo para escrever seu livro.
Com esse intuito, doravante, adotaremos para a materialização do sonho gerenciável identificado como projeto “Meu primeiro livro”, o termo resumido Projeto-livro…
Para saber mais e aprender como utilizar noções básicas de projetos para planejar a elaboração de um livro acompanhe os posts e/ou adquira o “Guia Prático Meu Primeiro Livro” .