A depender do empenho, o processo criativo de um livro pode ser visto como algo grande e demorado. Assim, ao invés de sentar e escrever todo o livro de uma vez, é recomendável que ele seja dividido em cinco grandes pedaços para melhor gerenciar as atividades pertinentes a cada pedaço e alcançar o objetivo final, que é o livro propriamente dito.
De início, partindo-se da premissa de que o livro é um projeto pessoal, sugerimos a adoção de noções e conhecimentos básicos de projetos voltados à criação de produtos, para equiparar um livro a um produto e dividir sua escrita em pelo menos cinco fases, às quais podemos chamar de ciclo de vida do projeto de um livro, quais sejam: 1) iniciação; 2) planejamento; 3) detalhamento; 4) contratação; e 5) entrega.
No entanto, dividir em apenas 5 fases, ou grandes produtos, ainda deixa o processo de elaboração de um livro muito abstrato, teórico. Uma sugestão é fazer nova divisão, não necessariamente proporcional, onde a primeira fase (Iniciação) pode ter 5 novas subfases (subprodutos ou pacotes de serviços). A segunda fase (Planejamento) podemos dividir em 9 subprodutos ou pacotes de serviços. O Detalhamento, podemos dividir em 7; a fase de Contração em 2 novos “pedaços’ e a fase de Entrega em 4 fases menores (passos).
Assim, chegamos aos 27 passos básicos para escrever o primeiro livro, onde a gestão do projeto se mostra compartimentada em diversos subprodutos que, quando consolidados, vão resultar no produto maior desejado (o livro), conforme a figura a seguir.

Essa Estrutura de Desdobramento do Trabalho para o projeto de um livro, ainda precisa ter seus pacotes de trabalho (work packages) dividido em atividades, as quais são representadas por verbos de ação e são o trabalho propriamente dito.
A adoção de uma rotina planejada, com método e disciplina facilitará o alcance das finalidades e fará com que o sonho saia do campo das ideias para a materialização, na tela ou no papel, de forma mais estruturada (com começo meio e fim). Quando executadas as atividades, uma a uma, o resultado consolidado será o produto final almejado (o livro).
Para ter seu livro materializado, o(a) autor(a) iniciante só precisa ter a ideia germinal e estar disposto a seguir um cronograma, onde nós o ajudaremos a planejar e executar o processo de criação, elaboração e escrita de seu primeiro livro.
Partindo da ideia inicial, para que alcance seu objetivo final (o livro), faz-se necessário que o(a) autor(a) iniciante administre o que existe no meio e isto se faz gerenciando os meios (planejamento, execução e controle das entregas).
Dito isso, para obter maiores informações e destravar a escrita do seu primeiro livro, adquira o nosso “Guia Prático Meu Primeiro Livro”.