Prêmios e Concursos

Para divulgar seus escritos, alguns autores têm preferido encarar outros concorrentes num prêmio literário a ter que esperar um milagre ou uma carta-padrão de uma editora negando o original. Uma das vantagens de inscrever os originais nas disputas literárias atualmente disponíveis é que o mesmo texto pode ser submetido a diversos concursos fazendo com que seja lido por vários profissionais e especialistas (geralmente as bancas examinadoras são compostas por no mínimo três pessoas da área). Assim, mesmo não alcançando o primeiro lugar nas acirradas disputas literárias, o autor obtém um retorno mais rápido sobre sua avaliação (pontuação/classificação) que aquele dado pelas editoras e expõe seus textos à visão crítica de um maior número de pessoas. Além do mais, geralmente a premiação inclui toda a parte de revisão, editoração, divulgação e publicação, o que transforma os prêmios e concursos literários em grande oportunidade para os autores desconhecidos.

Desde 2010, quando efetivamente comecei minha `carreira` de escritor de histórias infantojuvenis, já participei de vários prêmios e concursos de literatura, nem sempre alcançando bons resultados nas acirradas disputadas literárias pelo país a fora. Os eventos abaixo relacionados são aqueles em que logrei algum êxito com o envio de meus textos.

2010

2010. Obtive menção honrosa no I Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil de 2010, promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), onde foram inscritos 435 obras de todo o País, com o conto infantil A dona barata (diz que) foi à guerra, publicado pela Editora Cepe (Recife/PE) em outubro de 2011.

2011

2011. Com a novela direcionada para o público juvenil intitulada O fantasma da filha do coronel alcancei o primeiro lugar no Prêmio Eliane Ganem de Literatura Infantojuvenil de 2011, concurso literário realizado anualmente pela escritora Eliane Ganem, sendo o livro publicado pela Editora Arte Final (Niterói/RJ) no mês de maio de 2012.

2012

2012. Participei do 1º Prêmio Cuore de Literatura Infantil e Infantojuvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP), promovido no período de 16 de janeiro a 30 de março de 2012 que contou com a participação de centenas de inscritos, onde fiquei entre os finalistas (sexto lugar) com o conto A pequena grande mentira. Resultado publicado em maio de 2012.

2013

2013. Com o conto Joãozinho e a origem do Capitão Malvado alcancei o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil – 2013, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa/PR, na categoria nacional – lendas lúdicas. Foram inscritos 76 textos e o resultado foi divulgado dia 18/02/2014. Premiado com R$ 1,2 mil, o texto foi indicado para fins de publicação por aquela fundação em uma edição de 1000 (mil) exemplares.

2013. O texto Joãozinho e as palavras difíceis ficou entre os finalistas do 4º Concurso Agostinho de Cultura – 2013, promovido pela OSCIP Agostinho de Cultura em parceira com a Editora Adonis (Americana/SP), na categoria ‘Leitor em Processo’, direcionada aos leitores entre 08 e 10 anos, sendo avaliado e indicado para publicação por um júri de profissionais do corpo docente universitário da Unisal – unidade Americana/SP.

2016

2016. Publiquei, por meio do método de Self Publishing (auto-publicação) da Amazon Kindle Direct Publishing – KDP, no formato Kindle eBook (www.amazon.com.br) os livros eletrônicos: “A pequena grande mentira” e “Sofia e a Joaninha: uma amizade nada convencional”.

2016. Publiquei em setembro o conto infantojuvenil `Joãozinho e as palavras difíceis` pela Editora Adonis (Americana/SP), direcionado ao Leitor em Processo (a partir de 8 anos).

2017

2017. Revisão e republicação da novela infantojuvenil `O Fantasma da Filha do Coronel` pela Editora Adonis (Americana/SP), com revisão ortográfica, pequenos ajustes no texto e novo formato de editoração e ilustração.

2018

2018. Publiquei, em maio/2018, por meio do método de Self Publishing (autopublicação) do Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br) os livros nos formatos impressos e eletrônicos: “Fadas sem asas existem” e “Quem descobriu o Brasil foram as fadas?

2018. Publiquei, em agosto/2018 o conto infanto-juvenil `Joãozinho e a origem do Capitão Malvado` pela Editora Adonis (Americana/SP), direcionado ao Leitor em Processo (a partir de 8 anos).

2018. Publiquei, em setembro/2018, por meio do método de Self Publishing (auto-publicação) do Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br), nos formatos impressos e eletrônicos o livro: “Joãozinho e o fantástico desafio matemático (desafio da igualdade matemática utilizando as quatro operações básicas)”.

2019

2019. “O Bicho Mau” ficou entre os textos selecionados para compor a `ANTOLOGIA Adentre-me: o almanaque do suspense` da Editora Jogo de Palavras do primeiro semestre de 2019, na categoria Prosa (conto infantil), tendo sido avaliado pelo conselho editorial e/ou colaboradores externos ligados à área de Letras e Comunicações. A antologia, onde se inclui o texto `o bicho mau` foi publicada no dia 25 de julho de 2019 (dia do escritor) e está disponível nos formatos digital e impresso.

2019. O texto `João Pedro e a esfera inteligente`  foi agraciado com menção honrosa no concurso internacional de literatura da UBE-RJ-2019 para livros inéditos, na categoria literatura juvenil (adulto), Prêmio Prof. Maria Antônia da Costa Lobo, sendo avaliado por uma comissão julgadora constituída por 3 (três) integrantes, escolhidos pela diretora de Concursos da União Brasileira de Escritores/RJ.

2019. Publiquei, em novembro/2019, o segundo conto infanto-juvenil da série Capitão Malvado – com o título: `Os superpoderes do Capitão Malvado` pela Editora Adonis (Americana/SP), direcionado para crianças maiores (leitores em processo, de 08 a 10 anos), cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentados de forma a estimular a leitura pela criança.

2020

2020. Publiquei, em julho, a continuação – terceiro conto infanto-juvenil da série Capitão Malvado – com o título: `Capitão Malvado e o alienígena` pela Editora Adonis (Americana/SP), direcionado aos leitores em processo (a partir de 08 anos), cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentados de forma a estimular a leitura pela criança.

2021

2021. Publiquei, em maio/2021, o livro `João Pedro e a esfera inteligente` cujo texto foi agraciado com menção honrosa na categoria juvenil do Concurso internacional de literatura da UBE-RJ-2019. Direcionado ao publico juvenil, o livro foi pela Editora Viseu (Maringá/PR).

2021. Em julho, publiquei peal Editora Adonis o livro `A pequena grande mentira` que foi um dos finalista do 1º Prêmio Cuore de Literatura Infantil e Infantojuvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP), cujo enredo de cunho paradidático, além de estimular a leitura, tem como moral ensinar às crianças que mentir não vale a pena.