Conto infantojuvenil

Joãozinho e as Palavras Difíceis

Por Francisco Hélio

O que quer dizer “palavras difíceis”? São as maiores ou mais complicadas? Hum… pode ser uma, ou outra, ou ambas, mas será preciso fazer uma degustação para saber. Comece por aqui.

Nessa história, conta-se como um menino de comportamento tímido e introvertido, que não gostava de estudar, despertou seu interesse por aprender coisas novas e como isso melhorou seu relacionamento com outras pessoas e o seu desempenho na escola. Sua resistência aos estudos, o vocabulário reduzido e seu trauma com a utilização de “palavras difíceis” foi sendo aos poucos superados e Joãozinho viu crescer sua autoestima, determinação e perseverança. A partir de situações cotidianas, o menino percebe a importância de se buscar conviver melhor com outras pessoas, atuar em grupo e interagir com os colegas na escola. Joãozinho decide enfrentar seus medos e resolve lançar um desafio a si mesmo, o qual estende depois aos colegas da escola: elaborar “listas de palavras difíceis”. A elaboração de tais listas envolve um pacto estabelecido entre eles que acaba por beneficiar a todos os membros do grupo e que, posteriormente, se estende a toda a escola, levando Joãozinho a ser reconhecido como exemplo de persistência e motivação para os demais aluno da escola. As novas situações com as quais Joãozinho se depara servem para se refletir sobre a importância de estudar, conhecer coisas novas, valorizar o aprendizado e se manter atualizado. Servem como experiência de vida.

Joaozinho e palavras dificeis

A Pequena Grande Mentira

R$ 49,99

Por Francisco Hélio

Editora: Adonis

ISBN: ‎ 978-85-7913-366-4

Tipo de Suporte: Papel

Páginas: 56

Formato: 15×21 cm

Categoria: Ensino Fundamental

Versão em PDF

R$ 17,90

Importante!

O texto Joãozinho e as palavras difíceis ficou entre os finalistas do 4º Concurso Agostinho de Cultura – 2013, promovido pela OSCIP Agostinho de Cultura em parceira com a Editora Adonis (Americana/SP), na categoria `Leitor em Processo`, direcionada aos leitores entre 08 e 10 anos, sendo avaliado e indicado para publicação por um júri de profissionais do corpo docente universitário da Unisal – unidade Americana/ SP.