Conto infantojuvenil
Joãozinho e a Origem do Capitão Malvado
Por Francisco Hélio
Pode um pequeno constrangimento fazer com que um garoto aficionado de super-heróis passe a detestar suas fantasias, símbolos, gibis e tudo o que os represente, levando-o a criar um anti-herói? Leia o livro e descubra como Joãozinho superou com inteligência e criatividade a uma situação de constrangimento na escola.
Joãozinho apresentou-se fantasiado de marinheiro a uma festa à fantasia da escola cuja temática havia mudado de última hora, passando a exigir trajes de super-heróis. Surpreendido pela mudança de tema e constrangido por apresentar-se com a fantasia errada ele passou a detestar todos os super-heróis existentes, bem como as roupas que lhes representavam. Não podia ver alguém fantasiado de herói que já se lembrava do episódio e ficava irritado. Com a proximidade do fim do ano letivo, nova festa à fantasia foi marcada e os alunos que foram convocados a escolher a temática do evento optaram pelo mesmo tema do ano anterior (super-heróis). Contrariado, Joãozinho disse que não iria a tal festa e, por pirraça, estragou as diversas fantasias adquiridas por sua mãe, transformando-as em uma pilha de trapos e retalhos. Arrependido, tentou remediar a situação montando sua própria fantasia a partir dos trapos e retalhos que sobraram e, para não se sentir desconfortável nas vestimentas de heróis, decidiu pregar uma peça nos colegas que o constrangeram afirmando tratar-se de um anti-herói que ele denominou de Capitão Malvado. Contadas pelo próprio Joãozinho, suas “aventuras” servem como fonte de aprendizado e maturidade para crianças de sua idade.

A Pequena Grande Mentira
R$ 49,99
Por Francisco Hélio
Versão em PDF
R$ 17,90
Importante!
Joãozinho e a origem do Capitão Malvado concorreu com outros 76 textos inscritos e alcançou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil-2013, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa/PR, na categoria nacional (lendas lúdicas), direcionado para crianças maiores (leitores em processo, de 08 a 10 anos), cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentados de forma a estimular a leitura pela criança, tendo sido julgado por uma comissão de pessoas de reconhecida competência na área literária. É o primeiro de uma trilogia, onde são tratadas questões de bullying, convivência e tolerância na escola, além de situações de conflitos protagonizadas por Joãozinho e sua mãe, que resultaram na criação do Capitão Malvado.