10 passos para planejar e estruturar um livro

Um guia fácil, didático e com exemplos práticos do método utilizado pelo próprio autor para escrever mais de uma dezena de livros. Todas as etapas para projetar seu livro, do começo ao fim. Como organizar, que ferramentas utilizar, um passo a passo que começa por tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto pessoal, e inserí-lo dentro de um planejamento, onde vamos utilizar um plano de ação para criar oportunidades de realização, estabelecendo objetivos, planejando recursos, estipulando entregas etc.

Seja um autor publicado e deixe a sua marca no mundo!

Capa PV guia prático

O que você vai encontrar no guia com os 10 passos para planejar e estruturar um livro?

Esse livro é direcionado aos autores iniciantes que desejam escrever o seu primeiro livro e não sabem como organizar as ideias e elaborar um planejamento para a sua obra. Consiste em apresentar um passo a passo estruturado, um guia, onde a ideia de escrever um livro é tratada como sendo um verdadeiro projeto pessoal, para o qual se vai utilizar um plano de ação e criar oportunidades de realização, estabelecendo objetivos, planejando recursos e estipulando prazos e entregas. A intenção é encorajar os autores iniciantes a darem os seus primeiros passos literários de forma mais segura e organizada, funcionado como um pontapé inicial para a construção de um plano base, de onde poderão se lançar em direção à realização do sonho de escrever um livro.

Caramba! Isso dá um livro.

Por que você não escreve? No início, assim como qualquer livro já escrito, é só uma ideia que alguém acreditou ter potencial e decidiu concentrar seus esforços para colocar essa ideia no papel e transformá-la em uma obra literária, com início, meio e fim. O que queremos dizer é que você também pode fazer isso e que não é tão difícil como parece. A primeira parte desse guia vai te mostrar como isso é possível.

A ideia, o problema e a oportunidade.

Uma vez apresentada a ideia, temos que desenvolvê-la, em busca da oportunidade. E, para isso, utilizaremos um método que dê solução ao problema, lembrando que todo método parte de um problema em direção à solução. Método: é um conjunto de atividades sequenciais necessárias, que partem de um ponto A, que é o problema, em direção ao ponto B, que é a solução deste mesmo problema.

Por onde começar o livro?

Comece por tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto pessoal, e inseri-lo dentro de um planejamento, onde vamos utilizar um plano de ação para criar oportunidades de realização, estabelecendo objetivos, planejando recursos, estipulando entregas etc.

Deixe o mundo conhecer suas histórias!

Como começar!

..Quantas vezes você tentou escrever o seu livro e não soube por onde começar?

Quantas vezes você começou a escrever e desistiu por qualquer motivo?

Se você acha que para ser escritor(a) tem que ter um “dom literário” ou ser um(a) profissional do ramo; que deve começar desde cedo ou que tem uma idade certa para começar a escrever, saiba que J.K.Rowling já passava dos 30 quando estreou com Harry Potter e a Pedra Filosofal; Stephenie Meyer contava 32 – e, como Rowling, já era mãe – quando apresentou ao mundo os vampiros apaixonados da série Crepúsculo. Suzanne Collins acumulava 46 anos e uma vasta experiência como roteirista de TV quando criou o mundo apocalíptico de Jogos Vorazes. Entre os brasileiros, Guimarães Rosa foi servidor público e formou-se em medicina; Lima Barreto era morador do subúrbio e caminhante compulsivo; Ana Maria Machado e Ruth Rocha “viraram” escritoras quando recrutadas para escrever para o público infanto-juvenil;  Cora Coralina só publicou seu primeiro livro aos 75 anos.

Além disso, os escritores são “gente como a gente” e partilham de nossas angústias e problemas rotineiros, como por exemplo Manoel de Barros, autor de mais de vinte livros, invenções verbais e de neologismos como “eu me eremito” que era tímido, tinha medo de se expor em público e fugia de compromissos, ou Aluísio de Azevedo, que estudor para passar em concurso público. Gabriel Garcia Marquéz passou por momentos de extrema miséria durante sua jornada, até conseguir se tornar um dos grandes escritores da América Latina; e, Kazuo Ishiguro, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2017, era tido como um “escritor vagaroso”, visto que publicou apenas oito livros em 35 anos de carreira.

Portanto,“se você quiser ser um(a) escritor(a) você também pode” (yes, you can!). A partir de uma ideia, basta adotar rotina e planejamento, com método e disciplina, para que você possar atingir seu objetivo (escrever um livro) de forma replicável e estruturada que lhe permitirá exercitar sua criatividade e desenvolver suas habilidades literárias escrevendo quantos outros livros quiser utilizando o mesmo modelo.

E, se você precisa de um empurrãozinho ou não sabe por onde começar, esse guia com os 10 passos para planejar e estrutura um livro vai te ensinar o passo a passo até a conclusão do seu livro, utilizando o mesmo método que o autor utilizou para escrever vários de seus livros, sendo alguns deles premiados.

Deixe um legado duradouro e eternize suas ideias para as gerações futuras!

Quem criou o guia com os 10 passos para planejar e estruturar um livro?

O método utilizado para escrever seus próprios livros é o descrito nesse guia prático, onde o autor ensina que, com planejamento, rotina, método e disciplina, você também poderá sair do campo das ideias para a materialização, na tela ou no papel, do que acreditamos ser seu sonho: escrever o primeiro livro.

Com experiência profissional em planejamento, Francisco Hélio é escritor há mais de 15 anos, já escreveu artigos científicos, foi premiado em concurso de monografias da Secretaria do Tesouro Nacional, obteve menções honrosas e prêmios em concursos literários nos quais se inscreveu por todo o país. Atualmente dedicado à literatura infanto-juvenil, alguns de seus livros se destacam com premiação em suas categorias, tendo sido julgados por bancas examinadoras, especialistas e comissões de pessoas de reconhecida competência na área literária, onde suas obras foram avaliadas pela originalidade, o uso artístico e agradável da língua portuguesa, a adequação do conteúdo para o público-alvo e a viabilidade de aplicação paradidática.

Dentre suas obras, merecem destaque os livros infanto-juvenis: A dona barata (diz que) foi à guerra; O fantasma da filha do coronel; Joãozinho e as palavras difíceis; A pequena grande mentira e a trilogia do Capitão Malvado. Também tem publicações em coletâneas, pelo método Self Publishing (autopublicação) da Amazon e pela plataforma do Clube de Autores, dentre outras.

aluno-Capitão-Malvado

Esse método funciona?

O autor do guia 10 passos para planejar e estruturar um já escreveu mais de uma duzia de livros, alguns deles premiados nas suas categorias e utilizando o mesmo método. Por uma preferência pessoal, o autor se dedica mais aos contos infantojuvenis, porém o método se aplica a qualquer tipo de livro de ficção (Romance, Conto, Novela…), ajudando a elaborar textos que vão do minimalismo dos contos à construção refinada das novelas ou dos romances. Todos podem ser escritos utilizando-se o passo a passo descrito nesse guia.

João Pedro e a Esfera Inteligente

Por Francisco Hélio

A Dona Barata (diz que) Foi à Guerra

Por Francisco Hélio

O Fantasma da Filha do coronel

Por Francisco Hélio

A pequena mentira

A Pequena Grande Mentira

Por Francisco Hélio

Joãozinho e a Origem do Capitão Malvado

Por Francisco Hélio

Joãozinho e as Palavras Difíceis

Por Francisco Hélio

Veja as dúvidas mais comuns

Quanto tempo leva para escrever um livro?

Escrever um livro é um projeto pessoal, e como tal, é você quem vai definir quanto de recursos, esforços e prazos serão direcionados à conclusão do seu projeto literário.

Na nossa literatura temos exemplos de conclusão em dois meses como também de alguns que levaram uma vida inteira

Tem idade certa para escrever um livro?

Fernando Sabino foi precoce e escreveu um conto policial (Uma Ameaça de Morte) aos 13 anos. Mary Shelley escreveu Frankenstein aos 21 anos; J.K.Rowling já passava dos 30 quando estreou com Harry Potter e a Pedra Filosofal; Lyman Frank Baum, autor de “O Mágico de Oz” começou a escrever após os 40 anos e Suzanne Collins já acumulava 46 quando criou o mundo apocalíptico de Jogos Vorazes. Cora Coralina demorou um pouco mais e seu primeiro livro só veio a ser publicado quando tinha 75 anos idade. Então, perceba que a idade é o que menos importa quando se quer realmente escrever e publicar um livro.

Como planejar a elaboração de um livro?

No manual que criamos “10 passos para planejar e estruturar um livro” descrevemos orientações de como se administra o projeto de elaboração de um livro a partir da premissa básica de que “o início de qualquer projeto se constitui de uma IDEIA para a solução de um PROBLEMA e a obtenção de uma OPORTUNIDADE percebida”.  Tudo começa por tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto pessoal, e inseri-lo dentro de um planejamento, onde vamos utilizar um plano de ação para criar oportunidades de realização, estabelecendo objetivos, planejando recursos, estipulando entregas etc.

Por que planejar e estruturar um livro?

Umas das reclamações mais recorrentes dos autores iniciantes é a de que começam a escrever seus livros, mas chegam ao ponto em que não sabem mais como organizar as ideias e expor os pensamentos por escrito, na folha de papel ou na tela. Dentre os principais motivos alegados para a desistência ou postergação de suas obras, são citados: a pressa, perda de interesse, falta de tempo ou de disciplina, vontade de fazer tudo de forma intuitiva, desconhecimento de boas práticas etc. Porém, nós acreditamos que um dos principais motivo para isso acontecer é a ausência de um planejamento, que lhes dê um norte, um rumo para o seu projeto literário. É o planejamento, aliado a uma metodologia que cria as rotinas e a disciplina, que vai fazer você manter o foco e saber exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer durante o processo de escrita do seu livro.

Quais os principais motivos para planejar e estruturar um livro?
  • .Organizar as ideias e o seu trabalho como escritor(a), para que possa ficar com as mãos e o espírito livres para escrever, sem ficar o tempo inteiro se perguntando se poderia estar fazendo diferente.
  • O planejamento e a estruturação são importantes para que a criatividade e a inventividade possam fluir naturalmente, sem que sejam barradas por preocupações metodológicas ou que dê um “branco criativo” e você fique sem saber o rumo, o norte a seguir.
  • Implementar o planejamento de sua obra vai evitar que conduza suas histórias de forma apenas intuitiva e que venha a perder o foco, desperdiçando tempo e recursos, que acabe por protelar ou abandonar o sonho de ver seu livro escrito e publicado.

O planejamento também serve para que não se percam por aí, jogados ao vento (ou nas gavetas), os livros que poderiam ter sido escritos, e não se concretizaram por falta de base e sustentação

Por que elaborar o projeto literário de um livro?

De acordo com Umberto Eco não há “uma” regra específica para escrever um texto dito criativo, ficcional. Ou melhor – diz ele – “há muitas [regras, porém elas são], variáveis e flexíveis (…) e não existe o magma, a chama mística de um arrebatamento de inspiração”. “Mas é verdade que há uma IDEIA inicial e que existem fases muito precisas de um processo que se desenvolve pouco a pouco”. O método que defendemos começa com essa IDEIA seminal (a representação mental de algo concreto, abstrato ou imaginado) sobre a qual você quer escrever, e que pode surgir antes mesmo que você pense em escrever um livro.

Nunca escrevi nada! Consigo escrever um livro?

Os guia com os 10 passos para planejar e estruturar um livro foi desenvolvido exatamente para iniciantes na literatura como você.

A intenção é utilizar a literatura específica para criar um projeto literário de um livro fundamentado na premissa de que “o início de qualquer projeto se constitui de uma IDEIA para a solução de um PROBLEMA e a obtenção de uma OPORTUNIDADE percebida”.

A partir dessa premissa, já temos os primeiros passos a serem definidos e estruturados (ideia, problema e oportunidade), os quais, além de representar a base conceitual de um projectus (um plano para realizar algo no futuro), também guardam correlação com a técnica de storytelling, onde se reconhece a existência de um problema e se apresenta um método que vai levar à solução esperada (nesse caso, o livro pronto).

Por onde começo meu livro?

Basta ter um ideia, sobre o que se pretende escrever. O simples fato de apresentarmos uma IDEIA inicial, a ser desenvolvida ao longo de uma narrativa (história), fará com que os autores iniciantes sejam levados a reconhecer que também estão diante de um PROBLEMA (como desenvolver a ideia visando transformá-la em um livro), e que encarar o desafio de buscar a solução poderá resultar em OPORTUNIDADES, tais como: publicar um livro, ser rico e famoso, ganhar o prêmio Nobel de literatura etc.

Dito isso, vamos partir para o detalhamento destes (ideia, problema e oportunidade) e dos demais passos do planejamento e da estrutura, onde vamos projetar todo o livro, do começo ao fim.

Em quais formatos o guia "10 passos para planejar e estruturar um livro" está disponível?

O livro pode ser adquirido diretamente na plataforma da Amazon (KDP Amazon), no formato eletrônico (e-Pub), onde também pode ser demandado no formato impresso, em tamanho grande (A4).

você também pode adquirir o livro em formato impresso (tamanho a4)

10 passos para planejar e estruturar um livro

USD$ 2,99

*O preço da versão eletrônica na plataforma Amazon é calculado em dólares, sugeitando o valor em reais ao cambio do dia da aquisição.

Detalhes do Produto

ASIN: BOFK4628SJ
ISBN: 978-65-01-57976-4
Título: 10 passos para planejar e estruturar um livro
Edição 1: 2025 / Brasília-DF
Páginas: 135
Formatos: eletrônico e impresso

Você pode conectar pessoas e impactar gerações com o seu livro!

guia pratico meu primeiro livro